top of page

Casada e mãe de 03 filhos, Berenice criou a Lei 12.764/12 que institui os direitos da pessoa com TEA. Sua luta pela causa dos autistas começou quando descobriu que seu caçula, Dayan, estava dentro do espectro. Além de ativista, Berenice é membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, em Itaboraí, Rio de Janeiro. Para a prefeitura deste município, levou o projeto Clínica Escola do Autista, hoje uma realidade, destinada ao atendimento de pessoas com TEA. 

Fatima de Kwant Criadora do Autimates, um projeto internacional de conscientização do autismo, mora desde 1985 na Holanda. É mãe de três filhos, dentre eles, Edinho, diagnosticado aos 3 anos com autismo severo e retardamento mental. Em 2012, após mais de uma década de trabalho intensivo, seu filho foi rediagnosticado como autista leve, com nível de inteligência normal e, em 2014, graduou-se no Ensino Médio. Atualmente, Fatima escreve artigos sobre todos os aspectos do Transtorno do Espectro Autista, com seguidores em todo o mundo. Ela se diz uma “pacifista do autismo”, acreditando que só se combate o preconceito com informação.

 

 

 

 

Anita Brito

Palestrante, Mestre em dialogismo e autora de dois livros sobre autismo. Casada e mãe de dois filhos: Guilherme, neurotípico de 17 anos, e de Nicolas, autista de 15 anos.

 

Nicolas Brito Sales

Palestrante, estudante do

Ensino Médio, escritor e autista de 15 anos

 

Nicolas é estudante da rede regular de ensino e faz inclusão no I ano do Ensino Médio. Palestra com sua mãe por todo o Brasil e fala sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade. Nicolas co-escreveu o livro “TEA e inclusão escolar” e ama o que faz. Atualmente, pensa em ser fotografo e faz uma série de planos futuros. Está escrevendo seu segundo livro sobre autismo e palestra sobre diversos assuntos relacionados a autismo em empresas, ONGs, igrejas, congressos, fórums etc.

O I Fórum sobre autismo, intervenção, leis e sociabilização do Rio de Janeiro foi criando por profissionais, pais e cidadãos que acreditam na mudança de perspectiva da sociedade para uma melhor convivência entre todos e para ajudar a tornar realidade a sociablização do autista em uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. Entendemos que não há utopias se houver quem inicie as mudanças e que um dia os sonhos se tornarão realidade. Entendemos também que todos são diferentes, logo com diferentes tipos de inteligência, capacidades e habilidades. Tolher um ser humano de seus direitos é condená-lo à margem da sociedade e matar toda sua capacidade de crescimento.

Sobre o Fórum

Os palestrantes

Anita é Mestre em Literatura, Professora, Palestrante e Escritora.

Professora há 24 anos, trabalha com inclusão escolar e escreveu dois livros relacionados a autismo: “Meu filho ERA autista - a história real de um garoto que nasceu autista e aprendeu a viver em dois mundos”, que conta a trajetória da descoberta do autismo em sua família, e “TEA e inclusão escolar - um sonho mais que possóvel”, que conta com a participação mais que especial de Nicolas. Anita Brito palestra desde 2011 sobre autismo e superação, autismo e inclusão escolar e autismo e sociabilização, juntamente com Nicolas, por todo o Brasil, e participa de congressos nacionais e internacionais.

 

Mãe de duas crianças, Ohanna, de 13 anos, e Eros Micael, de 10 anos, que tem autismo moderado. Após seu diagnóstico tardio, Emanoele vem buscando e estudando para entender as divergências do diagnóstico,  fazendo análise de casos e efeitos para um parecer correto do transtorno.

Em 2011, fundou a AAPA: Associação de Apoio à Pessoa Autista, junto com Wanya Leite. A AAPA tem seu próprio protocolo de avaliação, o qual foi elaborado por toda a equipe.

Hoje, a AAPA atende mais de 70 crianças, mas pretende, um dia, chegar a 2000 crianças. Seu livro, "Mediação -  recriando a arte de ensinar", já está na editora e talvez seja lançado ainda este ano.

Berenice Piana

Autora da Lei 12.764/12. Ativista na causa autista, mãe e micro-empresária.

Fatima de Kwant

Jornalista e criadora do projeto internacional Autimates. Escritora de textos spbre autismo no Brasil e na Holanda

Wilson Marx

Palestrante e Consultor para Personagens Autistas no Teatro e TV.

Wilson Marx tem diagnóstico de Síndrome de Asperger, é casado, pai de 3 filhos e tem se empenhado em manter o tema do Espectro em evidência através de textos que produz e traduz. Seus textos vêm sendo publicados em diversos canais utilizando a Internet como principal meio de divulgação, além de colaborar na montagem de grandes trabalhos nos palcos e na TV junto a nomes como Moacir Góes, Rafael Canedo, Bruna Linzmeyer e Marcelo Serrado, bem como o saudoso José Wilker em seu trabalho de despedida como diretor de teatro com a peça Rain Man onde procurou salientar características mais próximas da realidade vivida pelas famílias que lidam com o transtorno.

Emanoele Freitas

Educanda em Pedagogia, mediadora e orientadora familiar e escolar, é  especialista em educação especial, escritora e palestrante.

bottom of page